VÁLVULA DE RETENÇÃO

Normalmente utilizada em conjunto como as válvulas Globo. Causa elevada perda de carga, decorrente da brusca mudança que sofre o fluido, e da necessidade de através da pressão do fluido elevar o obturador e prover a abertura da válvula. Válvulas de retenção horizontal são utilizadas em linhas de alta velocidade de escoamento, para ar, gases, líquidos e vapores, não sendo recomendadas para fluido com teores elevados de sólidos em suspensão. Para fluidos de alta viscosidade, os obturadores de esfera são os mais recomendáveis.

VÁLVULA RETENÇÃO TIPO “Y” COM ACIONAMENTO POR MOLA
Também conhecida por válvula de passagem reta ou tipo “Y”, possui as mesmas características das válvulas globo, exceto na configuração do corpo onde a sede e, consequentemente, o obturador fica em posição obliqua às conexões de entrada e saída dispostas axialmente. Esta construção proporciona uma menor perda de carga em relação à do tipo globo.

VÁLVULA RETENÇÃO VERTICAL
Seu principio de funcionamento é idêntico ao descrito anteriormente. Porém, a válvula se posiciona verticalmente, e o obturador se alinha axialmente com as conexões de entrada e saída, o que não impõe mudança na direção do fluxo. Assim, a perda de carga sofrida pelo fluido é menor do que a acarretada pela execução da horizontal.

VÁLVULA RETENÇÃO PORTINHOLA
Normalmente, apresenta como obturador um disco (portinhola) fixo ao extremo de uma haste articulada, pilotada superiormente por um eixo paralelo à sede da válvula. A obstrução do escoamento se dá quando o fluido não apresenta pressão suficiente para manter a portinhola aberta (tendência de inversão no sentido de escoamento). Esse tipo construtivo acarreta perda de carga mínima e é recomendado para ser usado em conjunto com válvulas de passagem livre. Retenção com portinhola é indicada para operar em linhas de líquidos, gases e vapor saturado, sujeitas a pequenas tendências de inversão de sentido do fluxo, visando-se evitar a vibração que tais tendências causariam, durante o escoamento do fluido, a este tipo construtivo. Não se recomendam para fluxos pulsantes e/ou com alta velocidade de escoamento.

VÁLVULA DE RETENÇÃO PASSAGEM PLENA
Tipo Portinhola
Adequada para Aplicações de Esferas tipo Pig
Sede Macia ou Metálica
Sede Rosqueada ou Soldada
Opcional: Alavanca contrapeso

VÁLVULA RETENÇÃO AXIAL
Retenção tipo Axial para Minimizar a Queda de Pressão
Proteção com Mola e Sem Choques
Baixo Ruído e anti Golpe de Aríete
Olhais de Içamento e Suportes
Monobloco e Sem Vazamento Externo

VÁLVULA DE RETENÇÃO DISCO DUPLO
Disco Duplo
Design Leve e Compacto
Disco Retorno por Molas
Sede Macia ou Metálica
Corpo sem Retentor

FOTOS